top of page
VÍRUS DA LEUCEMIA FELINA - FELV NO GATO
BRITISH SHORTHAIR

Vírus da Leucemia Felina ? FELV É causada por um retrovírus e os seus efeitos são bastante semelhantes ao da leucemia dos humanos. Provoca a imunossupressão e caso esteja relacionada ao linfoma, pode levar os nossos lindos British e demais gatos a morte.

O vírus da FELV é o responsável pela maioria doenças infecciosas e a que mais leva os gatos a óbito.

Esse vírus da leucemia em gatos foi relatado na década de 1960 por William Jarrett e colaboradores ao encontrarem células virais conectadas à membrana de linfoblastos num felino com linfoma.

 

O vírus da FELV pertence à família Retroviridae. Esse vírus ataca os linfócitos, células hematosséticas, as glândulas salivares e epitélio trato respiratório. Subsequentemente o vírus replicará nos tecidos linfoides da oro faringe, e se o sistema imune do felino não conseguir eliminar o vírus irá se disseminar para todo o organismo do animal. As células infetadas infetaram a medula óssea, intestino, trato urinário, irá acometer outros línfonodos, se replicando. Por suprimir o sistema imunológico, o felino fica mais vulnerável a infeções, podendo ser fatal. Contudo, cerca de 70% dos gatos conseguem resistir à infeção por conta própria. Epidemiologia. Os filhotes de gatos são mais propensos a infeção do que os adultos ou os mais velhos. Isso porque gatos mais velhos tem menos recePtores celulares para FELV do que os filhotes Além disso, os gatos que mais se infetam pelo FELV são os machos com contactos com outros gatos e que tem acesso às ruas, assim como acontece na imunodeficiência felina.

 

COMO OCORRE A TRANSMISSÃO

 

A transmissão ocorre tanto de forma vertical como horizontal, através de um gato sadio com outro que esteja infetado pelo vírus, por saliva, secreções nasais e fomites, ou seja, objetos que esteve em contato com um felino infetado.

Outras formas de infeção são por contato urina, fezes ? leite de gatos infetados, além de ser transmitido em brigas e da gata prenha para os filhotes. A doença não pode ser transmitida a outros tipos de animais e nem aos humanos. O vírus fica no ambiente por cerca de algumas horas, pois não vive muito tempo fora do corpo do gato. Os felinos idosos têm menos propensão a contrair a infeção, pois a resistência dos seus corpos é maior.

 

SINTOMAS DA FELV

 

  • perda de peso,

  • apatia,

  • problemas respiratórios,

  • anemia,

  • gengivas e mucosas pálidas,

  • infeções de bexiga,

  • letargia,

  • febre,

  • problemas reprodutivos, entre outros

 

TRATAMENTOS PARA FELV

A doença não tem cura,

Felinos diagnosticados FELV positivos devem receber acompanhamento clínico frequente a cada 6 meses, recomenda que seja feito hemograma completo a cada 6 meses (por (riscos) alterações hematológicas)e um perfil bioquímico e urina

 

TRATAMENTO PARA FELV EM FELINOS

 

Tratamento de suporte conforme as manifestações clínicas do felino.

Deve-se levar ao veterinário para avaliações clinicas frequentes ( media 6 meses ),fazer hemograma a cada 6 meses para verificar alterações hematológicas,perfil bioquimico e urina dese ser realizado anualmente ou quando seu veterinário solicitar.

 

Manejo alimentar.

 

EXISTE VACINA PARA LEUCEMIA FELINA

 

Sim, hoje é a forma mais efetiva de combater o vírus leucemia felina, tem a vacina V5, porém a vacinação deve ser feita antes de acontecer a infeção no felino, pois se ele já estiver infetado pelo vírus da FELV a vacina

não mostra melhora.

 

www.donzanini.com.br  

British Shorthair
British Shorthair Chocolate
bottom of page