top of page
PASSO A PASSO COMO CUIDAR DE FILHOTES
BRITISH SHORTHAIR

Receber um novo filhote em casa pode ser um grande desafio, não é mesmo?

 

Principalmente pelas inseguranças que envolvem o cuidado com os animais. Mesmo quem já possui experiência sobre esses cuidados, pode ter dúvidas sobre como cuidar de um gato filhote. Seja pela adoção, por uma gravidez inesperada ou por outros motivos, os filhotes precisam de uma atenção especial.

Com isso, pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas dicas de cuidados com filhotes de gatos. Acompanhe a seguir!

Tenha uma caixa de areia.


Os gatos possuem uma rotina de higiene, e você deve se atentar a isso. Investir em uma caixinha de areia é essencial, além de mantê-la sempre limpa para que o filhote seja incentivado a usá-la desde o começo da vida.

Quando os gatos não possuem um local apropriado para fazer suas necessidades, eles podem ficar dias sem defecar e urinar, e isso traz sérios problemas de saúde. Ter uma caixa de areia se torna essencial em diversos aspectos.

Escolha uma ração apropriada


Antes mesmo de falarmos sobre a escolha da ração ideal para o gato filhote, precisamos destacar sobre a amamentação. Os veterinários indicam que a adoção dos filhotes acontece depois dos 2 meses de vida, para que ele tenha o momento de amamentação completo. Depois disso, você precisa escolher uma ração que seja apropriada para gatos filhotes, com todas as vitaminas e minerais que ele precisa para ficar forte e manter a sua saúde em dia.

Leve-o ao veterinário


É muito importante que o seu gato filhote vá ao veterinário constantemente. A cada ida, pergunte sobre o processo de vermifugação, sobre as vacinas que devem ser aplicadas durante os meses de vida, se existe necessidade de fazer exames e sobre a saúde do seu gato.

É indispensável que você faça o teste de FeLV e FIV, por exemplo, que é uma doença fatal que atinge diversos gatos, sendo muito transmissível. É a doença que mais mata gatos em todo o país.

Não deixe o seu gato ir para a rua


Muitos donos não sabem qual o certo a se fazer: se podem deixar o gato ter acesso à rua ou não, mas no caso dos gatos filhotes, esse acesso não deve ser oferecido. Na verdade, também não é recomendado que gatos adultos tenham acesso à rua.

Em cada local, as pessoas acreditam que dar acesso à rua para os gatos pode ser bom para a sua liberdade, mas existem muitos riscos associados a isso, como o de envenenamento, atropelamento, contágio de doenças como FIV e FELV, acesso a comidas que não são ideais e também roubo de filhotes.

Por isso, o importante é sempre se prevenir e fazer com que a sua casa seja um local seguro para o gato filhote.

Depois de colocar essas dicas em prática, o seu animalzinho estará seguro.

 

Para saber mais, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Filhote British Shorthair Chocolate
British Shorthair
bottom of page