top of page
PERITONITE INFECCIOSA FELINA BRITISH SHORTHAIR

A peritonite infecciosa felina, também chamada de PIF, é  uma doença sistêmica e viral ,causada por um coronavírus felino que pode permanecer no ambiente por até sete semanas. Todos os gatos, podem ser infetados por esse vírus.
A doença tem alta mortalidade. Ela apresenta-se através de lesão básica (efusiva acúmulo de líquido na região abdominal ou torácica ou não efusiva incluem, legitimamente, toxicodependente, mielencéfalo focal e oftalmite -) que é uma inflamação piogranulomatosa acompanhada por vasculites e graus variáveis de necrose. O início da PIF pode enganar os tutores, pois é acompanhado de uma febre persistente, assim como acúmulo de derrames nas cavidades corporais.


A PIF tem alguns fatores predisponentes como: A idade do gato: Ela é mais comum em gatos idosos e aqueles entre 6 meses e 2 anos de idade; Raça predisposta: persa, bengal, birmanês, etc.; Gatis e abrigos para gatos com superlotação; Doenças infecciosas crônicas: FeLV (Leucemia viral felina) e Imunossupressão viral felina (FIV), a PIF possui duas apresentações clínicas,úmida ou efusiva e a PIF seca ou não efusiva.

TRANSMISSÃO

A transmissão ocorre pelas fezes de gatos infetados, portanto é importante manter higienizado o local das necessidades fisiológicas dos felinos, pois o contato com a mesma caixa de areia de um gato infetado pode ocorrer a transmissão do vírus para um gato sadio. Também pode ser passado pela saliva através do compartilhamento de tigelas de comida.
Sintomas. Os principais sintomas são: febre, inatividade, perda de peso, diarreia, falta de apetite, pelagem com pouco brilho, etc. É importante observar também os olhos dos felinos, pois alguns apresentam icterícia, e em alguns casos, manchas nos olhos.


DIAGNÓSTICO


O diagnóstico pode ser realizado através de uma boa anamnese e avaliação do histórico do felino. Por conta das muitas manifestações clínicas, o diagnóstico na PIF pode ser difícil, por isso, o histórico do animal tem que ser muito bem observado. Exames e achados laboratoriais podem ajudar no diagnóstico. Esses achados podem ser: anemia não regenerativa, linfopenia, aumento das proteínas totais do soro.


TRATAMENTO


O tratamento da PIF é feito a partir da eliminação do vírus do ambiente com uma pesada limpeza com intuito de eliminar o vírus do ambiente e quarentena. Deve-se evitar adquirir outro gato no período de até dois meses após a cura e a remoção do vírus.
O prognóstico para felinos infetados com PIF é ruim, pois o tempo de sobrevivência após dado o diagnóstico é de 9 dias. O tratamento de suporte consiste em eliminar a inflamação e a resposta imunitária prejudicais. Contudo, conclui-se; que a PIF Peritonite Infecciosa Felina é uma doença de muita importância, pois é de alto contágio entre os felinos. É uma doença sem cura mesmo com tratamento de suporte.


RICARDO ZANINI, MÉDICO VETERINÁRIO E CRIADOR DAS RAÇAS BRITISH SHORTHAIR

British Shorthair
British Shorthair
bottom of page